Serviço de Escuta


O Projeto “Serviço de Escuta” visa encorajar as paróquias da Diocese de Caçador a dar respostas concretas às propostas feitas pelos participantes do Seminário Diocesano 2020. O grupo deseja organizar a Pastoral da Escuta nas comunidades paroquiais como resposta ao texto bíblico do Bom Samaritano e da Campanha da Fraternidade 2020, com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”.


Sou membro da equipe diocesana do Serviço de Escuta. Por ser este tempo de pandemia um momento de especial atenção, de necessidade de cuidado psicossocial, intensificado pelo isolamento social, a equipe central organizou reuniões para a implementação do projeto. Realizamos o primeiro encontro online no dia 3 de junho de 2020, com a presença de 11 pessoas de diferentes paróquias para organizar o serviço em questão.


Pelas normas de isolamento e cuidado, optamos por continuar com os encontros semanais online, para estudar e aprofundar conteúdos teóricos de forma a podermos acompanhar os problemas emocionais de quem nos procura. Embora ainda não tenha sido possível iniciar o atendimento presencial, o atendimento é feito por meio de ligações telefônicas e outros meios de comunicação disponíveis. Acredito e espero que no futuro possamos dar uma grande ajuda às pessoas que vêm até nós para serem ouvidas. Somos desafiados em todos os momentos pela Igreja, especialmente pelo Papa Francisco, a cuidar muito bem da vida dos seres humanos e de nossa casa comum.


Ir. Hermelinda Maria Ruschel


Posts Recentes
Arquivo