Missionárias Servas do Espírito Santo - 132 Anos de Fundação


A Congregação das Missionárias Servas do Espírito Santo (SSpS) completa, em 8/12, 132 anos de fundação. São dezenas de anos de vida missionária, nos cinco continentes. Fundada em 8 de dezembro de 1889, está presente, na Missão, em 50 países.


Em terras brasileiras realizamos presentes em onze Estados. Queremos, hoje, partilhar com nossos amigos e amigas, a missão das SSpS, no norte do Brasil. Missão realizada junto ao povo em situações de vulnerabilidade e empobrecimento, com a missão de, entre outras pastorais, atender à saúde das pessoas pela Medicina Complementar.


Poder cuidar e valorizar a vida é missão humana, que dá consistência e beleza à Missão. O cuidar da vida requer responsabilidade e afetividade, empatia diante da dor do outro/a. É olhar e ouvir com o coração, deixar-se “mover de compaixão” e proximidade. E a missão confiada à congregação, traz à tona as palavras de Jesus: “Eu vim para que todos tenham vida” (Jo 10,10) e “tudo o que fizerdes ao menor dos meus irmãos é a Mim que o fazeis” ( Mt 25,40)


Comunidade de Manaus/AM: presença junto às Pastorais: retiros, formação, atendimento de homeopatia, florais, biomagnéticos, ervas medicinais.


Comunidade de Placas/PA: A Irmã Marialva é Coordenadora Regional da Saúde pela Homeopatia. O atendimento na Saúde Complementar é feito junto às comunidades quilombolas, indígenas e famílias necessitadas. Um grupo de agentes leigos ajudam a preparar os fitoterápicos, chás, pomadas e outros, Coordenam a Pastoral da Criança, da Pessoa Idosa. Atuam, também, no atendimento da Comunidade Católica.


Comunidade de Alto Alegre/RR: o trabalho das irmãs é intenso no campo da saúde e com os imigrantes. Na saúde alternativa atendimento pela radionestesia, xaropes e homeopatia. Muita procura no serviço de escuta. Atuação, também, nos Conselhos Municipais, através de projetos.


Comunidade de Jaru/RO: além do Serviço de Animação Vocacional, as irmãs desenvolvem a Terapia Holística: constelações familiares. São 15 líderes colaboradoras na missão da Saúde, que ajudam nos atendimentos, de preparação de ervas e chás – cultura tradicional na região.



São Paulo: as Irmãs trabalham no Núcleo Madre Tereza de Calcutá, onde ajudam a cuidar do básico da saúde: constelações familiares, tinturas, pomadas, multimistura, argila. Foi oferecido também um curso de fisioterapia.



Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags