Irmã Nelcy - 50 Anos de Vida Religiosa Consagrada

“Gratidão e Ação de Graças pelos meus 50 anos de Vida Religiosa Consagrada e Missionária”.
Sou filha de Ermindo Lenhard e Lúcia Maria Braun Lenhard, natural de Bom Retiro do Sul/RS. Meus pais eram agricultores e cultivavam a terra.
O despertar da minha vocação começou já na minha infância quando cursava o ensino primário. Os Padres e Irmãos da Congregação Lassalista costumavam fazer visitas às comunidades e, então partilhavam a sua vocação com os alunos. E eu sempre me manifestei que queria ser Irmã. E fui crescendo, rezando ao Espírito Santo que me mostrasse o caminho.
E, ao convite feito pela Irmã Helena Cecília Gaye, que na época era vocacionada, um convite que me levou a Poço das Antas onde tive contato com as Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo. Aí começou minha caminhada vocacional.
Com dedicação e amor, pude prestar meus serviços em vários locais da Província, no Colégio Espírito Santo de Canoas/RS, no Colégio Sant’Ana em Ponta Grossa/PR, por duas vezes e onde me encontro no momento. Ainda em Ponta Grossa/PR, atuei por vários anos no Seminário dos Missionários do Verbo Divino. Foi uma experiência muito significativa com a presença da mulher religiosa junto aos Padres e aos jovens seminaristas que buscavam descobrir sua vocação. Outra experiência muito desafiadora, porém, perpassada da alegria de servir foi o trabalho no Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz, em Medianeira/PR.
Assim, hoje, ao celebrar meus 50 anos de Vida Religiosa Consagrada e Missionária, expresso minha gratidão ao Deus Uno e Trino que me acompanhou e continua me fortalecendo em minha trajetória de fidelidade.
Agradeço à Congregação Missionária das Servas do Espírito Santo por todas as oportunidades oferecidas que me ajudaram a perseverar e assumir com amor a missão a mim confiada. Aos meus familiares, muito obrigada pelo apoio que me deram desde que decidi seguir a Vida Religiosa nesta Congregação das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo.
Em tudo e por tudo, dou graças ao meu Deus que sempre me foi presença de amor e de coragem, assim como Maria, ao dizer o seu SIM generoso. E foi olhando para Maria no seu FIAT que sempre me senti fortalecida e iluminada em minha caminhada na Vida Religiosa Consagrada e Missionária. A frase bíblica que me sustentou repito, hoje de novo e com alegria: “Eis aqui a serva do Senhor, que se realize em mim tudo conforme sua Palavra”. (Lc 1,38).
Obrigada, Senhor! Amém!
Irmã Nelcy Maria Lenhard