Irmã Maria Dorotéia - 50 Anos de Vida Religiosa Consagrada




“Senhor se tu me chamas eu quero te ouvir se queres que eu te suga, respondo eis-me aqui"


Irmã Maria Dorotéia SSpS – Elvira Schmidt, nasceu em Piratuba /SC no dia 06 de abril de 1944 . Irmã Mais velha de 6 irmãos, filha dos agricultores Otto Augusto Schmidt, in memoriam e Marcelina Moschen Schmidt, hoje com 95 anos, ainda residindo em Nova Santa Rosa/PR.


Foi batizada e crismada, no dia 24 de abril de 1944, na comunidade de Machadinho/ RS no outro lado do Rio

Pelotas, atravessado de canoa por ser a mais próxima de onde seus pais moravam. Na época pertencia à Diocese de Lages/SC.


Com 4 anos de idade seus pais mudaram para 10 de Novembro, Município de Videira/SC onde começou a

frequentar a escola e Catequese e no dia 06 de janeiro de 1953 fez sua 1ª Eucaristia.


Em junho de 1955 mudou-se com a família para o Oeste do Paraná , Município de Toledo que iniciava uma nova colônia de migrantes vindos de Santa Rosa RS. e que chamaram de Nova Santa Rosa, hoje Município.


Em meio as aventuras e sacrifícios de uma colonização em desenvolvimento formada por Comunidades religiosas muito unidas: Católica, Luterana e Batista com princípios de Ecumenismo e muita colaboração frequentou a escola primaria até a 4ª série, oferecida pelo Município de Toledo.


Cada Comunidade tinha seu Pastor verdadeiros companheiros para todos, caso as necessidades fossem urgentes.


A Comunidade Católica era atendida pelo Padres da Sociedade do Verbo Divino, conhecidos como Verbitas, que vinham celebrar uma vez por mês, se não acontecesse imprevistos comuns nas estradas de chão no meio da floresta em desbravamento e que na época atendiam toda a a região do Oeste do Paraná desde Foz do Iguaçu até Guarapuava.


Em 1964, com quase 20 anos de idade foi para o Internato das Irmãs Missionárias Servas do Espirito Santo em Medianeira /PR onde daria continuidade à sua formação iniciando o Normal Ginasial indo terminar em

Ponta Grossa.


Em 1967 deu inicio ao Aspirantado, Postulantado seguindo-se o Noviciado. Em 1970 fez sua 1ª profissão. Sua primeira missão foi em 10 de Maio/Toledo/ PR onde acompanhou 1 turma de 1aª série e outra de 3ª série, junto com algumas atividades na Paróquia.


Em 1972 foi morar em Canoas onde terminou o Magistério no Colégio La Salle e cursou a Faculdade de Ciências Físicas e Biológicas iniciando na Unisinos e terminando na Universidade de Caxias do Sul , com extensão de férias em Lajeado/RS, terminado em 1979, neste tempo foi professora de Matemática no Colégio

Espirito Santo de onde guarda saudosas memórias e recordações.


Atualmente na Vila Fátima Pinto, no Bairro Bom Jesus em Porto Alegre/RS. Nestes 50 anos passou por comunidades de Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Rondônia e Roraima no Brasil, servindo também na Comunidade internacional de Nemi na Italia, por 3 anos e meio.


As atividades foram as mais diversas, predominantemente professora de Matemática e Pastoral Paroquial.


Vocação é Chamado, é Graça, é Missão. Deus chama, envia e acompanha, mas a decisão depende de cada um, foram 50 anos e vai continuar sendo até o dia em Ele me chamar.

Irmã Maria Dorotéia Schmidt


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Wix Facebook page
  • email
  • whats

Seguir

Envie mensagens ou pedidos de oração

Entre em contato

 

Irmãs Missionárias

Servas do Espirito Santo

(42) 3226-4091

sebprovsul@gmail.com

brs.com@worldssps.org

© 2017 por MSSpS.

Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Wix Facebook page
  • whats
  • email