Espiritualidade da Geração Fundante a partir das Mulheres Consagradas


Escrever sobre Espiritualidade a partir das Mulheres Consagradas, Missionárias, sobretudo, as Mulheres da Geração Fundante fascinam, é uma paixão para mim.


A Espiritualidade Trinitária é um tesouro recebido da Geração Fundante, dando sentido a nossa vida e missão. A vivência da Espiritualidade é fundamentada na Palavra de Deus, comprometida com o Projeto de Jesus, que faz toda diferença em nossa vida.


As três Congregações nasceram às margens do Rio Mosa, na Holanda. Podemos comparar a nossa Espiritualidade Trinitária a um rio caudaloso, profundo, que nunca se esgota. A nossa Geração Fundante mergulhou e, como uma esponja, deixou-se embebendo amor da Trindade. Tomar consciência de que somos morada, habitação da Trindade, é uma graça que pode transformar e despertar em nós um renovado ardor missionário, um desejo a que outros se sintam amados e abraçados pela Trindade Santa. “O que vivo, o que me tornei, eu o anuncio ao viver o Carisma Missionário. A pessoa, sentindo-se amada, contribuirá na transformação do mundo. Essa é uma dimensão do Carisma Missionário. Santo Arnaldo dizia: “O Anúncio do Evangelho é a obra mais sublime de amor ao próximo”! A resposta adequada do amor ao próximo é a entrega total, através de um serviço gratuito e generoso na Evangelização.



As nossas três Congregações: Sociedade do Verbo Divino, Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo e Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua. Tem como lema: “Viva Deus Uno e Trino em nossos corações e nos corações de todas as pessoas”. O amor pela Trindade e o entusiasmo missionário de Santo Arnaldo, eram tão grandes e desejava, ardentemente, que a Santíssima Trindade vivesse em seu coração e no coração de todas as pessoas. Hoje, esse lema continua atual em nossas vidas.


Padre Arnaldo faz a experiência do amor de Deus Uno e Trino, em sua família e cresceu no desejo profunda de agradar e unir-se ao Deus Trindade. Seu pai venerava profundamente a Santíssima Trindade, explicava aos seus filhos o mistério do Deus Uno e Trino e a maneira de agir de cada uma das Pessoas Divinas. O pai falava da Encarnação do Verbo Divino, da devoção ao Espírito Santo, temas que Pe. Arnaldo procurava aprofundar, pela oração e estudos. Sentia o chamado para participar na vida da Trindade, o que se tornou, cada vez mais básico em sua vida e seu empenho missionário.


Arnaldo dizia: “Deus não apenas habita em nós, Ele nos envolve de uma forma viva.” O mistério da Trindade o fascinava e o objetivo do seu trabalho missionário era de que todas as pessoas pudessem chegar a alegria da comunhão com Deus que nos ama e entregou seu Filho, para que nele todos tenhamos vida.

O lema “Viva Deus Uno e Trino, em nossos corações e nos corações de todas as pessoas” expressa o carisma missionário, a espiritualidade trinitária, o coração contemplativo de Santo Arnaldo e de toda Geração Fundante.


Viver no Coração da Trindade é o grande desafio da nossa missão. Viemos do coração de Deus Uno e Trino, que abraça a humanidade e a criação. Isto Santo Arnaldo e Cofundadoras experimentaram, partilharam, e hoje, os missionários e missionárias continuam a mesma Missão, nos cinco continentes.


Santo Arnaldo Janssen


Santo Arnaldo ordenado Padre diocesano, foi professor e grande propagador da devoção ao Sagrado Coração de Jesus.


Mais tarde, sentiu o chamado de Deus para fundar uma Congregação Missionária, para formar e enviar missionários para outros países. Partilhou sua ideia com bispos da Alemanha, que o desestimularam devido a Revolução Cultural, que expulsava as congregações religiosas de seu país, proibia o ensino religioso nas escolas e fechava as Igrejas.


Após muita oração e seguindo sua voz interior, Pe. Arnaldo, com a ajuda de benfeitores, comprou, em Steyl / Holanda, uma velha hospedaria e ali iniciou a primeira Casa Missionária. Muitos jovens acorreram e sacerdotes pediram para fazer parte da nova fundação dos Missionários do Verbo Divino. Ele dizia: “Se a obra for de Deus vai florescer, se não for, vamos bater no peito e dizer que não fomos dignos”.


Com o passar dos anos o projeto, cresceu, a casa ficou pequena, foi preciso ampliar o espaço. Os próprios habitantes da casa foram os construtores e a nova casa recebeu o nome de Casa Missionária São Miguel. Nela reinava verdadeiro espírito missionário, tornando-se, também, um centro de retiros espirituais.


Arnaldo foi um sacerdote preocupado com as necessidades espirituais dos povos, além dos limites da sua diocese, a missão universal. Com essa consciência decidiu dedicar sua vida para o despertar missionário na Igreja.


Santo Arnaldo foi um homem de profunda fé, oração e discernimento: rezava muito. Diante de uma tomada de decisão, passava a noite, em oração. Enquanto não tinha clareza na decisão a tomar, insistia na oração perseverante e convidava o seu secretário para rezar com ele. Nodizer de Santo Arnaldo “O anuncio do Evangelho é a expressão mais sublime de amor ao próximo”, podemos considerar como sendo um norte de sua e nossa vida, de missionárias.


Logo no início, jovens mulheres se apresentaram para Pe. Arnaldo com o desejo de serem missionárias. Entre elas, Maria Helena Stollenwerk e Hendrina Stenmanns. Foram aceitas como empregadas na casa missionária. Ficaram a espera durante sete anos, até que o novo projeto da fundação Congregação das Servas do Espírito Santo se tornasse realidade, em 8 de dezembro de 1889. Enfim, chegou o dia tão esperado: dar mais um passo na realização do seu ideal missionário.


Madre Maria e Madre Josefa foram as cofundadoras com Arnaldo Janssen da Congregação das Missionárias Servas do Espírito Santo. Mais tarde, em 1896, Pe. Arnaldo fundou a Congregação das Irmãs Contemplativas: Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua.


Referências

1. Arnaldo Janssen – Uma vida a serviço da Missão – Publicado pela Sociedade do Verbo Divino em Roma – Tradução para o português: Ir. Noêmia Sulzback, SSpS

2. Fascinado pelo Mistério – Arnaldo Janssen, Homem de Oração – Franzisca Carolina Rehbein, SSpS




Irmã Matilde Sacardo, Missionária Serva do Espírito Santo

Especialista em Espiritualidade

Posts Recentes