Centro de Irradiação Missionária


Muitas pessoas conhecem apenas o nome do Convento Espírito Santo, no Bairro Uvaranas, e sabem onde se localiza. Sabem ou vêem que é um casarão rodeado de um bonito jardim, e um terreno cultivado com hortaliças, frutas, etc.


Mas, para que existe essa casa com tudo que a cerca? Esta é a Casa Provincial, quer dizer, a Casa central das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo, da Província Brasil Sul. Aqui está a Administração central da Província que conta com 124 irmãs, formando 8 comunidades, localizadas nos três Estados sulinos e em 4 Estados, bem ao norte do Brasil, trabalhando em Colégios, Hospital, Centros Sociais , outras Pastorais e Medicina Alternativa.


Aqui na Casa central estão também as Irmãs idosas da Província, recebendo os cuidados que necessitam, e as irmãs doentes em tratamento. E é aqui que acontecem Assembleias e encontros importantes que chegam a reunir até 100 irmãs de vez.


É nesta casa que se oferece às irmãs da Província, três a quatro vezes ao ano um retiro espiritual de sete dias, como tempo de silêncio e oração, tão necessários para a vida missionária. Estes retiros também estão abertos a outras Religiosas e leigos/as que o queiram, com a condição de se adaptar ao programa já existente.


Porém, o Convento Espírito Santo também abre suas portas para grupos de leigos, encontros de oração e de formação, etc. E, os alunos do nosso Colégio do centro, o Colégio Sant´Ana, têm aqui dias de formação e oração, bem como o corpo docente. Igualmente os Missionários Leigos de Deus Uno e Trino, que compartilham nossa Espiritualidade e Carisma, tem encontros e retiros aqui. E, tantas pessoas que aqui vem, simplesmente para serem ouvidas e para pedir orações.


Para nós irmãs, é uma satisfação acolher bem a todos e, sobretudo, de vivermos a nossa Vida Consagrada Missionária com coerência e seriedade, para que a nossa própria vida seja uma mensagem para quem nos procura. Como diz nossa co-Fundadora Madre Josefa: “Tudo o que fazemos por amor a Deus é importante, mesmo que pareça totalmente insignificante.”


Porém, como Missionárias, nossa atenção vai além destes muros, tentando ver onde há gente com necessidades especiais. Temos para cada ano um Projeto/Campanha Missionária para o qual tentamos criativamente reunir fundos para ajudar a quem mais necessita. Buscamos usar nossos talentos em trabalhos artesanais que são vendidos ou rifados e, através de nossos contatos de atuação, nos empenhamos a conscientizar também a outros sobre tanta gente que não tem o mínimo necessário, quer perto de nós, quer longe daqui.


Hoje as noticias gritantes de quem busca poder viver com um pouco de dignidade ou, por vezes, simplesmente sobreviver, chegam a todos que quiserem ver e ouvir. Próximo ao prédio grande há ainda duas casas menores destinadas às jovens que se preparam para também se tornarem Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo.


E, num terreno, do outro lado da Rua Arnaldo Janssen temos o Centro de Terapias Integradas Madre Josefa, que oferece Fisioterapia, Pilates, Massoterapia, Logoterapia e Psicoterapia. O Centro é atendido por quatro Irmãs de nossa comunidade, e presta serviços tanto para as nossas irmãs como para as pessoas de fora.

Do outro lado da propriedade temos o Centro de Promoção Humana Arnaldo Janssen que atende as mais de 100 crianças, diariamente.


Além disso, há irmãs envolvidas em outras pastorais, nas comunidades cristãs que nos cercam. Todo este quadro faz do Convento Espírito Santo um Centro de Irradiação Missionária, onde circulam muitas pessoas e há muita vida. Isto, porque para uma Missionária não hã aposentadoria. Nosso serviço missionário continua, porque sempre podemos seguir fazendo o bem aos outros e, quando não pudermos mais colaborar em algum trabalho, ainda podemos rezar pelo outros e, nossa oração pode atrair bênçãos para as pessoas em necessidade, mesmo que estejam do outro lado do mundo.


Ir. Àgada Brand, SSpS



Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Wix Facebook page
  • email
  • whats