A Missão do Professor em uma Escola Católica


É nítido perceber que o papel do professor está sendo ampliado cada vez mais ao longo do tempo. Mas será que essa missão, embora seja tão sublime, acontece de maneira satisfatória dentro das escolas católicas?


Sem dúvidas, todos nós acreditamos que “o ser professor” é uma missão, pois entramos na vida de nossos alunos a fim de levá-los ao caminho do conhecimento. E quando falamos de uma missão que não envolve apenas os objetivos de todo docente? Quando essa missão circunda pela preocupação da formação humana, pautada em valores morais, éticos e cristãos?


A educação em uma escola católica possui uma identidade única e que gera reflexões sobre a postura dos profissionais que nela fazem parte. Assim, minha experiência enquanto docente de uma escola católica é de grande responsabilidade, e que deve ser realizada com muito amor.


Nesse contexto, vale ressaltar que a família que matricula o seu filho em uma escola católica está à procura de um diferencial, que ultrapassa os objetivos descritos em qualquer livro didático. Por isso, dentro do ambiente escolar católico, o papel do professor é fundamental para a construção de uma sociedade mais humana.


Outro aspecto importante da minha trajetória dentro de uma escola católica é a vivência da comunhão. Um dos frutos da doutrina da Igreja, dentro do ambiente de trabalho, faz toda a diferença para os mais variados projetos escolares acontecerem, pois quando unimos forças, estamos dispostos a vivermos de fato a comunhão em virtude da nossa natureza, que é não ser um indivíduo isolado, mas sim uma pessoa relacional, que ajuda e que é ajudada.


Contudo, mesmo sendo um ambiente colaborativo, atuar em uma escola católica é muito desafiador porque a nossa missão perpassa os aprendizados da sala de aula. Dessa forma, é necessário sempre estarmos atentos para promover uma educação baseada nos ensinamentos de Cristo.


Por fim, destaco minha honra, satisfação e felicidade em desempenhar minha missão há mais de sete anos no Colégio Santa Maria, e também de conseguir ter a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a Congregação da escola em que trabalho, uma instituição alicerçada nos valores humanos e cristãos, que é fundamentada no Carisma Missionário de Santo Pe. Arnaldo Janssen e de ser a presença de Deus Uno e Trino nos corações de todos nós!






Profª Lariana de Oliveira Castro Simões

Graduada em Letras Português/Espanhol e Pedagogia Psicopedagoga e Analista do Comportamento Humano Especialista em Docência do Ensino Superior e Educação de Jovens e Adultos

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags