A Importância da Beleza da Música nas Celebrações!


“Aleluia! Cantem ao Senhor uma nova canção,

louvem-no na assembleia dos fiéis. Alegre-se Israel no seu criador, exulte o povo de Sião no seu rei! Louvem eles o seu nome com danças;

ofereçam-lhe música com tamborim e harpa. O Senhor agrada-se do seu povo;

ele coroa de vitória os oprimidos. Regozijem-se os seus fiéis nessa glória

e em seus leitos cantem alegremente!” (Salmo 149)


A música tem um papel importante na nossa vida, poderia até dizer, imprescindível. Usada como recurso primordial para momentos pontuais e cruciais, ela tem uma importância insubstituível se a comparamos com outros meios que utilizamos para nossas necessidades.


E quando nos referimos à música sacra ou litúrgica, usada nas celebrações eucarísticas, a música ocupa um lugar específico em momentos específicos, como exemplos: entrada, ato penitencial, glória, etc., como forma de poder participar ativamente da Missa. O mesmo acontece em outras celebrações, a música embeleza e dinamiza a oração e/ou celebração comunitária. A música torna-se, então, uma forma de participação ativa, pois “quem canta, reza duas vezes”.


Vejamos que ao prepararmos uma celebração própria do calendário litúrgico e celebrações litúrgicas do cotidiano, escolhemos canções apropriadas, para cada festividade e tempo litúrgico, que ajudam na meditação e reflexão do que estamos celebrando. Em momentos específicos, como em funerais, cantamos a vitória de Cristo sobre a morte.


Em geral, as equipes litúrgicas das Igrejas Locais e Comunidades cristãs, primam e cuidam, minuciosamente, para que todos participem ativamente e possam aprofundar e entrar, pela fé, no grande mistério de Jesus Cristo e a salvação. O canto e a música nas celebrações “suscita o acolhimento e a plena participação no mistério que se celebra”, (Papa Francisco).


Podemos considerar a música e o canto nas celebrações e assembleias do povo de Deus como um grande valor. O cantar na comunidade reunida manifesta um sinal de alegria e participação de todos os presentes. A Palavra de Deus, também, assim se expressa o apóstolo Paulo, que “aconselha os fiéis, que se reúnem em assembleia para aguardar a vinda do Senhor, a cantarem juntos salmos, hinos e cânticos espirituais (cf. Cl 3,16), pois o canto constitui um sinal de alegria do coração. cf. At 2, 46).


Cada povo tem sua maneira própria de se expressar, através da música, em suas celebrações. As festas tradicionais, do nosso povo nas comunidades são resultado de muitas influências: negra, indígena e católica. Cada grupo tem suas características próprias. Cito como exemplo, bem específico, o povo dos quilombos - descendentes africanos, é um povo alegre, que gosta de música e de dança. O canto está sempre presente em seu cotidiano e nas festas. Entre os quilombolas há um grande número de cantores e compositores, que relatam em suas músicas a vida, a luta e a esperança de seu povo. Podemos observar, também a beleza da música e danças religiosas dos povos indígenas. Tradições riquíssimas de beleza e plenos de simbologia.


Ressalto, daí, a importância de uma boa formação litúrgica, para que cada celebração possa ser preparada, de forma consciente com temas propícios para cada momento, levando em conta o conhecimento da música sacra, quando se trata da Celebração Eucarística, que ajude aos participantes na oração e no seu encontro com Deus, em Jesus Cristo.


A beleza na Liturgia chama para uma maior participação com alegria e contato com o sagrado, por isso, “música sacra e canto litúrgico devem estar «plenamente inculturados nas linguagens artísticas» atuais afirma o Papa.


Desta forma, participaremos de celebrações marcantes, inesquecíveis, que nos motivam e nos aportam conteúdos significativos e mensagem de amor, de esperança e de vida porque estaremos cheios da graça divina, movidos pelo Espírito Santo que nos ilumina e inspira aos autores a escrever canções carregadas de motivos para a nossa felicidade.



Irmã Gerci Lopes de Souza

Missionária Serva do Espírito Santo

Trabalha como Pedagoga no

Colégio Santos Anjos/Porto União/SC

Seu hobby é a música




Posts Recentes