Caminhos da Sustentabilidade...
A Paróquia Santo Isidoro em Alto Alegre – Roraima, a qual estão administrando as Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo, está em serviço dos Povos Indígenas, migrantes e imigrantes, semeando com compromisso uma "Ecologia humana“- ecologia integral com todo ser missionário para que todos tenham vida e vida em plenitude (Jo,10.10).

No dia 10 de novembro de 2019, o caminho da nossa missionariedade nos levou para o segundo encontro com as lideranças que buscam alternativas integradas com a sua própria realidade. Comunidade Indígena Raimundao está em plena construção do projeto coletivo da criação das galinhas caipiras. Depois da escolha do terreno a coordenadora deste projeto Srª Alexandrina disse: „Ja iniciamos nosso galinheiro“.
É uma sabedoria “saber ser“ aberto num encontro com o pensar e agir diferente, pois as terras dos povos indígenas estão sendo ocupadas e exploradas pelos grandes agronegócios, rios e igarapés poluidos pelo mercúrio e florestas derrubadas e queimadas. Não tem como plantar para sobreviver, não tem como pescar pois os peixes trazem muita doença e não tem como caçar pois os animais ja morreram queimados. O que existe um pouco da própria língua, tornou-se uma grande memória de tudo que foi um dia tradicao e cultura propria dos povos indigenas. Bioma Amazonico muda seu cenario completamnte.

É sabedoria de saber escutar alguém e escutar aquilo que quer dizer. Srª Lucia partilha a receita do Biju com qual se faz uma bebida indígena tradicional chamada de caxiri... É sabedoria de criar a comunhão entre aqueles e com aqueles que buscam os caminhos de sobrevivencia, cuidado e bem comum.

