Seguir

Envie mensagens ou pedidos de oração

Entre em contato

 

Irmãs Missionárias

Servas do Espirito Santo

(42) 3226-4091

sebprovsul@gmail.com

brs.com@worldssps.org

© 2017 por MSSpS.

Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Wix Facebook page
  • whats
  • email

November 28, 2019

September 29, 2019

September 21, 2019

Please reload

Posts Recentes

Encontro estuda novas perspectivas para as instituições MSSpS

October 2, 2019

 

Nos dias 27 e 28 de setembro de 2019, o Colégio Espírito Santo sediou o 6° Encontro da Associação Missionária de Beneficência, que aprofundou a caminhada das instituições das Missionárias Servas do Espírito Santo (MSSpS) em busca de novas perspectivas. Participaram membros da direção Provincial, diretoras e funcionários dos setores financeiro, recursos humanos e secretaria das escolas, hospitais e dos centros de ação social mantidos pelas religiosas no Paraná, Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

 

 

Na abertura do evento, a presidente da associação, Irmã Olmira Dassoler, e a provincial das MSSpS Província Brasil-Sul, Irmã Ilca Maria Hendges, reforçaram que cada setor e instituição deve seguir caminhando para fortalecimento do trabalho nas cidades onde atuam. Na sequência, Júlio César Stadler relembrou o que foi tratado nos encontros anteriores. Desde 2014, o evento tem munido gestoras e funcionários com informações importantes sobre novidades da legislação que passaram a vigorar ao longo deste tempo.

 

 

Abrindo a série de diálogos do encontro, a especialista em filantropia Liliana Regina Ramos comentou sobre as tratativas do Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (Fonif) e da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec) em relação às tramitações da PEC Paralela da Reforma da Previdência, que pretende acabar com a isenção previdenciária para as entidades filantrópicas. Ela também pontuou que as instituições de ensino, saúde e ação social da associação devem ter atenção especial na produção dos contratos e relatórios exigidos para a Certificação de Entidades de Assistência Social (CEBAS) e orientou sobre a análise dos documentos das famílias dos estudantes bolsistas e dos candidatos ao processo de concessão de bolsas de estudo.

 

 
Em função da maior fiscalização no Terceiro Setor por parte do governo federal na atualidade, os advogados Alexandre Hornung Ayres de Mello e Thiago Abrão Saveli Calixto pediram que gestoras e funcionários se antecipem diante de possíveis situações de risco para adoção de procedimentos formalizados que busquem melhorar a gestão. A assessoria jurídica ainda orientou que a estrutura organizacional de cada instituição seja aprimorada, operacionalizando processos que devem passar por controle interno.

 

 
Já a assessoria contábil de Ireneu Czepula e o Edenilson Fabiano dos Santos reforçou a importância da contabilidade nas organizações para controle exato da instituição e melhor gerenciamento financeiro. Organizados em grupos de trabalho por área de atuação, os participantes avaliaram ações que podem ser desenvolvidas em seus setores, apresentando prioridades e sugestões para implantação.

 

 

Encerrando os diálogos do encontro, a provincial Irmã Ilca Maria Hendges destacou a importância das leigas e dos leigos colaboradores no crescimento da Província Brasil-Sul, assim como ocorreu na origem das congregações do Verbo Divino e das Missionárias Servas do Espírito Santo. Ela também falou sobre o 18º Capítulo Provincial que será realizado no dia 5 de outubro, reunindo 42 Irmãs da Província Brasil-Sul e duas Irmãs da Província Brasil-Norte, tratando o tema: “Enraizadas na Trindade para transformar o mundo pela compaixão.”

 

 
Na mensagem da missa presidida pelo padre Juliano Heck, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, foi dito que Jesus Cristo propõe um caminho para a Jerusalém celeste, pelo qual todos são chamados a construir uma herança eterna, vivendo as maravilhas de Deus na fé. “O caminho é por vezes árduo, mas também de amor e muitas alegrias”, comentou.

 

 

O 7º Encontro da Associação Missionária de Beneficência ficou programado para os dias 17, 18 e 19 de setembro de 2020, em Medianeira, Paraná.
 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Wix Facebook page
  • email
  • whats