Seguir

Envie mensagens ou pedidos de oração

Entre em contato

 

Irmãs Missionárias

Servas do Espirito Santo

(42) 3226-4091

sebprovsul@gmail.com

brs.com@worldssps.org

© 2017 por MSSpS.

Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Wix Facebook page
  • whats
  • email

November 28, 2019

September 29, 2019

September 21, 2019

Please reload

Posts Recentes

História dos Missionários Leigos de Deus Uno e Trino

June 3, 2019

Missionários Leigos de Três Passos

 

Padre Arnaldo Janssen e os Leigos

A presença e a participação dos leigos e leigas nas congregações religiosas, vem desde o início de sua obra missionária, em Steyl, na Holanda, onde tudo começou. Pe. Arnaldo fundou três Congregações: em 1875, a Sociedade do Verbo Divino (SVD). Em 1889, as Missionárias Servas do Espírito Santo, (SSpS), e em 1896, as Servas do Espírito Santo da Adoração Perpetua (SSpSAP).


Pe. Arnaldo Janssen em sua relação com os leigos e leigas descobriu um amplo campo de ação. Quando era professor de matemática e ciências em Bocholt, na Alemanha, foi nomeado Diretor Diocesano do Apostolado de Oração. Visitava as paróquias durante suas férias, distribuindo o boletim, “O Pequeno Mensageiro do Coração de Jesus”.


Sentindo a importância desse apostolado para a vida de fé dos cristãos, Pe. Arnaldo Janssen decidiu dedicar-se inteiramente a propagação da devoção ao Sagrado Coração e, para isso, renunciou o seu cargo de professor. Mais tarde deu inicio a sua obra missionária em Steyl, contando com a ajuda financeira e o apoio de muitos leigos e leigas, especialmente por intermédio dos boletins que publicava.

 

Depois da fundação da Congregação do Verbo Divino, preocupou-se com a formação dos leigos, com grande empenho. Prova disso foi à abertura da Casa Missionária para os retiros ou exercícios espirituais que eram dados não apenas aos candidatos ao sacerdócio, mas também para leigos casados que buscavam formação e orientação.

MLDUT de Sede Nova, Humaitá, Três Passos

 

Com a fundação das Missionárias Servas do Espírito Santo, os retiros também eram dados às moças e mulheres na casa das Irmãs. As crônicas contam que as Irmãs deixavam os seus quartos e iam dormir no sótão para que as leigas tivessem onde ficar.

 

Pelos artigos publicados nas revistas e pelos que participavam dos retiros, aos poucos, muitos deles foram se identificando com a Espiritualidade Trinitária e o Carisma Missionário nos diversos campos de missão das três Congregações.

 

Daí surgiu as Associações Leigas, passando por diversos nomes e pelos mais variados objetivos. Hoje, no Brasil, são chamados de Missionários Leigos de Deus Uno e Trino, e existem grupos de leigos em vários lugares, principalmente onde trabalham asMissionárias Servas do Espírito Santo.

 

MLDUT- Três Passos

 

Outro Grupo de MLDUT - Três Passos

 

Fazemos um trabalho em conjunto entre as duas províncias do Brasil, uma com sede em São Paulo e a outra com sede em Ponta Grossa que é a minha província. Em outros países têm outros nomes, sendo que a maioria dos grupos continua a se chamar de AMES, Associação Missionária do Espírito Santo.


Continuarei contando essa história mais detalhadamente num próximo momento. Que tal você também fazer parte da Família Arnaldina como missionária leiga? Procure conhecer as Irmãs Missionárias servas do Espírito e os Missionários Leigos. Venha você também vivenciar a nossa espiritualidade e a nossa missão, dando um norte e sentido asua vida. Entre em contato conosco:

 

MLDUT-Ortigueira

 

Irmã Heloíse Matos - F. 31 97519-7785 - Tatuapé/São Paulo
Irmã Marta Maria Arnhold – F. 42 99148-9116 - Vila Fátima, Canoas/RS
Irmã Maria Cristina Krupek – F. 69 98144-6236 - Jaru/RO
Irmã Matilde Wandembruck Sacardo – F. 55 98152-3877 - Três Passos/RS

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Wix Facebook page
  • email
  • whats