Seguir

Envie mensagens ou pedidos de oração

Entre em contato

 

Irmãs Missionárias

Servas do Espirito Santo

(42) 3226-4091

sebprovsul@gmail.com

brs.com@worldssps.org

© 2017 por MSSpS.

Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Wix Facebook page
  • whats
  • email

September 29, 2019

September 21, 2019

June 8, 2019

Please reload

Posts Recentes

Brasil: 1º Seminário PANAM para Equipes de Liderança

May 12, 2019

 

Para cumprir bem sua missão, toda a Instituição ou Empresa precisa de uma boa liderança. Conscientes disso, as Missionárias Servas do Espírito Santo (MSSpS) estão investindo na formação de suas equipes de liderança  em nível mundial e  neste Seminário, especificamente, nas Américas.

 

Liderança Transformacional é o Tema do Seminário Panam

 

Para as (MSSpS), liderança é um serviço necessário para o bom funcionamento e desempenho da missão,  e, para que seja realizado de forma eficaz, requer formação. Com o objetivo de preparar melhor seus membros, a Congregação presente nas Américas,  realizou o 1º Seminário de Formação  para as Equipes de Liderança Provincial e Regional em nível Panam, em São Paulo, de 28 de abril a 03 de maio.

 

Participaram membros das 11 equipes de Liderança Provincial e Regional da MSSpS do continente americano, total de 43 irmãs: representantes da Equipe de Liderança Congregacional de Roma, as Irmãs Margaret Leslie Hansen e Maria Cristina Avalos; Irmãs da liderança atual do Chile, da Bolívia,da  Argentina (Missiones, Norte e Sul), do Paraguai,do México, de Cuba,dos  Estados Unidos, do Brasil (Norte e Sul) e da Itália.

 

A abertura do Seminário aconteceu no domingo, dia 28,  com a celebração da Eucaristia e continuou com dinâmicas de entrosamento do grupo. A tarde foi dedicada ao aprofundamento da Palavra de Deus: “Dá-lhes de comer” (Mc 6, 30-44). As Irmãs Heloíse Matos, Maria de Fátima Marques e o Irmão Paolo Delucca, da equipe do Bibliodrama, dinamizaram o encontro com reflexões grupais, partilhas e dança grupal.

 

Durante a semana, as equipes refletiram em vários momentos  sobre liderança transformacional, abordando  aspectos como o trabalhar bem em equipe, estratégias de planejamento e organização, mediação de conflitos e cultura vocacional, entre outros.  Todos os temas foram intermediados por momentos celebrativos , oracionais e de partilha.,

 

Segundo os coordenadores do seminário, o objetivo foi favorecer um espaço de formação para as equipes provinciais e regionais, para vivenciar o trabalho em equipe a partir da experiência de comunhão, à luz da Espiritualidade Trinitária e Carisma Missionário da Congregação.  

 

A Equipe de Coordenação PANAM, formada pelas Irmãs Maria Percila  Vieira, da Província de São Paulo, BRN,  Ir Sirley Lapieve da Província de Missiones/ Argentina e Ir Miriam Cespedes do Paraguai,organizaram o Seminário,  proporcionaram partilha de experiências,intercâmbio de informações e a aproximação entre as equipes dos diferentes países, favorecendo o trabalho conjunto” e ações  conjuntas para o futuro ”. 

 

Para a Conselheira Geral, Ir. Maria Cristina, o seminário “é fonte de energia para continuar a construir a comunhão dentro das comunidades”, especialmente, neste ano em que vivemos a comunhão dentro da Congregação e a preparação ao próximo Capítulo Geral.Destacou ainda a abertura e o compromisso das Irmãs na busca constante do melhor, no apostar, no  defender e construir a vida, de modo especial, lá onde ela se encontra ameaçada.

 

Irmã Margaret acrescenta que, com tantas responsabilidades e decisões que precisam ser tomadas, as equipes de liderança, muitas vezes, não têm tempo para se encontrar e ouvir umas às outras. Assim, o seminário “é oportunidade de estarmos juntas como equipes Panam, de sentir apoio mútuo, questionar umas às outras e buscar outras formas de colaboração mútua”. 

 

Ir. Maria Cristina falando do processo do Seminário, afirma: “Sentimos, realmente, a dinâmica presença do Espírito Santo entre nós, através da alegria e do entusiasmo de todas, por isso estamos muito felizes”. 

 

Entre as atividades previstas, houve uma peregrinação à Basílica Nacional de Aparecida, no dia 02 de maio, oportunidade de  fortalecer o amor à Maria, aprofundar e experimentar um pouco da fé do povo brasileiro.

 

No dia 04 de maio, realizou-se Assembléia das Líderes Provinciais e, entre os objetivos, um deles,  foi o de eleger a nova Equipe de Coordenação  Panam para o período de 2019 a 2021. As eleitas para a Coordenação Panam foram as  Irmãs Maria Percila Vieira (BRN), Raquel Peralta (PY) e Sirley Lapieve  (ARM).

 

Confira alguns momentos:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Wix Facebook page
  • email
  • whats