MSSpS participam do V Congresso Nacional de Educação da ANEC

Irmãs Olmira Bernadete Dassoler, Ilária Matte, Eva Lourdes Bueno e Maria Sônia Müller
As Missionárias Servas do Espírito Santo juntamente com os 1.500 profissionais do ensino participaram do V Congresso Nacional de Educação da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) com tema: “Inovação, Sustentabilidade e Humanismo Solidário”. Quais os sentidos? Quais os propósitos? Entender, estudar, mapear, discutir, refletir e planejar, apontar caminhos para a sustentabilidade. O Congresso foi um espaço de catarse e iluminação, inspiração e formação de todos que são comprometidos com a educação católica no Brasil.
Humanizar a Educação é um Serviço de Comunhão
Ao comemorar 300 anos de História, a cidade de Cuiabá/MT, centro geodésico da América do Sul, coração do Brasil, sediou o V Congresso Nacional de Educação Católica – ANEC, nos dias 24 a 27/03/2019. Contou com a presença de Bispos, Padres, muitos (as) Religiosos (as) e leigos educadores vindos de todo Brasil.
Reflexões, dinâmicas criativas, palestras magnas, minicursos, cases e teds, focando aspectos relacionados com os três eixos: Inovação, Sustentabilidade e Humanismo Solidário. A espiritualidade permeou o Congresso por meio de Eucaristias, celebrações, bem preparadas e animadas pelo conjunto musical, criando um clima de harmonia, leveza e alegria.
Os conferencistas, profissionais competentes e comprometidos com a educação, partilharam seus saberes, experiências e sua paixão pelo que fazem. O congresso foi enriquecido com apresentações culturais, comidas típicas e arte da região.
“Ensinar a amar é praticar o Humanismo Solidário”
expressão de Dom Joaquim Moll,
Reitor da Puc/MG
Cuiabá, terra de várias etnias indígenas, foi atraída pelos bandeirantes pela riqueza de ouro. A hospitalidade do povo cuiabano é uma grande fortaleza que chama a atenção dos visitantes.
Pela oportunidade em participar deste V Congresso da ANEC, pelas belezas vivenciadas, queremos agradecer a Deus e à Província Brasil Sul. Muito Obrigada!

Congresso é para congregar! Nós vivemos em uma aldeia global. “Precisamos de uma aldeia inteira para educar um filho” – pensamento africano que nos induz à comunhão, à partilha e à construção de rede. Esse foi o apelo da ANEC no final do congresso no intuito de nos fortalecermos num trabalho conjunto e de comunhão.