Seguir

Envie mensagens ou pedidos de oração

Entre em contato

 

Irmãs Missionárias

Servas do Espirito Santo

(42) 3226-4091

sebprovsul@gmail.com

brs.com@worldssps.org

© 2017 por MSSpS.

Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Wix Facebook page
  • whats
  • email

September 29, 2019

September 21, 2019

June 8, 2019

Please reload

Posts Recentes

Justiça e Paz se abraçam e se entrelaçam para proteger e cuidar da vida!

 

Realizou-se, nos dias 22 a 24 de fevereiro de 2019, o III Encontro Nacional da Rede Brasileira de Justiça e Paz. O local que subsidiou o evento foi a Casa de Retiros Assunção, em Brasília, DF. Os Objetivos preestabelecidos foram os seguintes: 

 

a) Promover a troca de experiências entre as Comissões Justiça e Paz Diocesanas, Regionais e Brasileira, com as Comissões de Justiça, Paz e Integridade da Criação da CRB.

 

b) Analisar a realidade brasileira, tendo como critérios a Encíclica ‘Laudato Si’, a Campanha da Fraternidade, a Constituição Brasileira de 1988 e o Sínodo da Amazônia.

 

c) Fortalecer a Rede Brasileira de Justiça e Paz, mobilizando uma Comunicação para a transformação social, com destaque no dia Mundial dos Pobres, instituído pelo Papa Francisco. 

 

Participaram oitenta e cinco pessoas, procedentes de vinte e dois estados brasileiros. O grupo estava constituído de leigos/as, padres, religiosas/os. As Entidades promotoras do referindo Encontro foram a CNBB (Conferência dos Bispos do Brasil), mediante a sua Comissão de Justiça e Paz (CBJP) e a CRB Nacional (Conferência dos Religiosos do Brasil), cuja equipe é a JPIC.

 

O método utilizado foi o Ver, Julgar e Agir. No primeiro momento os participantes foram organizados em grupo por regiões brasileiras: Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sudeste e Sul. Cada grupo adotou um mártir ou pessoa de referência de sua região que testemunhou o amor pelos pobres e vulneráveis, para ser o padroeiro de seu grupo. A região Norte lembrou os dois mártires Pe Ezequiel Ramim e Doroth Stang; o nordeste, Margarida Alves; o Sudeste, dom Luciano Mendes e o Sul a Drª Zilda Arns. Cada grupo fez a memória dos compromissos e lutas em favor da Justiça, Paz e Integridade da Criação em nível local, regional e estadual. Esse momento constitui uma partilha riquíssima e real de nossas realidades.

 

A metodologia do Encontro foi dinâmica e prática. Houve dois painéis reflexivos e uma roda de conversa, seguidos de debates. 1º Painel: Elementos da Conjuntura Internacional e Nacional e seus reflexos a curto, médio e longo prazos. Assessores: Professor Dr. Francisco Botelho, membro da CBJP (Comissão Brasileira de Justiça e Paz) e Jarbas da Silva, membro da coordenação do MAN (Movimento dos Atingidos pela Mineração). 2º Painel: Desafios da Amazônia, frente ao “novo” governo federal. Assessor: Felício Pontes, procurador da República (MPF). “Democracia e Políticas Públicas”: como garantir os direitos neste contexto de ruptura democrática no Brasil à luz da Constituição Federal de 1988 e da Campanha da Fraternidade. Assessor: Pe. Paulo Adolfo, Secretário Executivo CEFEP.  Como sermos agentes de comunicação transformadora, a partir dos pobres.

Assessora: Irmã Osnilda Lima,fsp, Jornalista, assessora da Cáritas Brasileira.

 

Roda de Conversa: Proteção e Defesa da Vida.

Animadora: Maria Eliza Lopes, Promotora Coordenadora do Programa de Proteção a Defensores/as de DH ameaçados. Os explicitadores/as foram competentes, práticos e suas reflexões iluminadoras, comprometidas e interpelativas.

 

Todo encontro foi perpassado de momentos celebrativos/orantes, partilhas grupais, testemunhos, além das reflexões dos assessores/as. O grupo mostrou-se participativo, comprometido com a sua realidade e desejoso de buscar caminhos para defesa e cuidado da vida tão ameaçada. Na oração conclusiva, todos de mãos dadas, selamos o compromisso de permanecermos juntos e juntas, na defesa da VIDA e dos Direitos Humanos,  proclamando: “NINGUÉM SOLTA A MÃO DE NINGUÉM !”

 

Confira alguns momentos:

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Wix Facebook page
  • email
  • whats