Seguir

Envie mensagens ou pedidos de oração

Entre em contato

 

Irmãs Missionárias

Servas do Espirito Santo

(42) 3226-4091

sebprovsul@gmail.com

brs.com@worldssps.org

© 2017 por MSSpS.

Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Wix Facebook page
  • whats
  • email

ANIMAÇÃO VOCACIONAL

O QUE É SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL? (SAV)

“O Serviço de Animação Vocacional (SAV) tem como objetivo animar a comunidade eclesial para se comprometer de maneira nova, vigorosa e decidida com as vocações e ministérios nas dimensões da ação evangelizadora, tendo presente o processo de inculturação, em vista de uma Igreja toda ministerial e missionária. Ajuda na tomada de consciência de que todos somos agentes vocacionais, qualificados e inseridos na pastoral de conjunto. Para isso incentivam-se todas as vocações e ministérios, superando a ideia de que vocação é somente para o ministério ordenado e para a vida consagrada. Leigos e leigas tem assumido com entusiasmo, sua missão na Igreja”.

(Arquidiocese de Campo Grande)

Entre em contato conosco:

 

Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo

​(42) 3226-4091 – Ponta Grossa- PR

 

Região Norte:

Caixa Postal 01 – CEP: 76890-000 – Jarú/RO

Facebook: Cris.Krupek

Celular: (69) 98144-6236 (com Irmã Cristina Krupek)

  

Região Centro: 

Rua Santo Arnaldo Janssen, 320 – CEP: 84032-300 – Ponta Grossa/PR

Facebook: MSSpS Brasil Sul

Celular e WhatsApp: (42) 99911-6176 (com Irmã Iria Walter)

 

Região Sul: 

Três Passos/RS

Facebook: MSSpS Brasil Sul

Celular e WhatsApp: (55) 98152-3877 (com Irmã Matilde Sacardo) ou (42) 99964-7583 (com Irmã Antonia).

No Brasil, as Missionárias Servas do Espírito Santo estão organizadas em duas províncias:

PROVÍNCIAS
Província Sul

www.mssps.org.br

Sede em Ponta Grossa/PR

Província Norte

www.ssps.org.br

Sede em São Paulo/SP

A Congregação das Missionárias Servas do Espírito Santo surgiu de um sonho missionário do Padre Arnaldo Janssen, na segunda metade do século XIX. Com a colaboração de várias pessoas, a aspiração desse jovem padre tornou-se um projeto, que se concretizou com a fundação de uma Casa Missionária, em Steyl, na Holanda.


Esse fato chegou ao conhecimento público e atraiu a atenção de algumas jovens mulheres interessadas em associar-se a um projeto missionário de longo alcance. Foi assim que, com a colaboração indispensável de Maria Helena Stollenwerk (Madre Maria) e de Hendrina Stenmanns (Madre Josefa) e outras jovens aspirantes, em 8 de dezembro de 1889, foi fundada a Congregação das Missionárias Servas do Espírito Santo.

Esse espírito missionário espalhou-se rapidamente pelos quatro cantos do planeta. Hoje, as Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo estão presentes em 50 países, em cinco continentes.

ATUAÇÃO NO BRASIL

As primeiras seis missionárias da Congregação chegaram ao Brasil em 20 de agosto de 1902 e estabeleceram-se primeiramente em Juiz de Fora, dando origem à Província Stella Matutina, que com sua expansão, foi desmembrada em 1962, dando lugar a uma nova unidade no Brasil, a Província Spiritus Divinae Sapientiae. 

Durante a primeira metade do século XX, as Missionárias SSpS dedicaram-se sobretudo à educação em colégios próprios e ao cuidado de doentes, em hospitais e Santas Casas.

 

A partir da década de 1960, com o advento do Concílio Vaticano II e das Conferências Episcopais Latino-Americanas de Medellín e Puebla, houve um apelo muito forte no sentido da opção preferencial pelos pobres. Várias Irmãs mudaram seus endereços rumo às periferias das grandes cidades e de lugares mais carentes do interior do País. A partir de então, além das pastorais tradicionais na educação formal e nos hospitais, a missão passou a ser compreendida também e sobretudo como um serviço aos mais carentes e excluídos da sociedade.