ANIMAÇÃO VOCACIONAL

O QUE É SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL? (SAV- MSSpS)

O Serviço de Animação Vocacional das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo tem como finalidade trabalhar a cultura vocacional e o despertar das jovens para o sentido mais pleno da vocação e suas especificidades. Dessa forma, possibilitamos as jovens responderem ao chamado de Deus, vivendo o discipulado e a missionariedade no seguimento de Jesus Cristo, sendo conduzidas e orientadas pela ação e moções do Espírito Santo.

Através do Acompanhamento Vocacional, a jovem inicia um processo que contempla quatro etapas: despertar, discernir, cultivar e acompanhar. Aprofundando nestas etapas, através do curso vocacional online, as seguintes dimensões: humana, cristã e eclesial. Apresentamos às Jovens as vocações específicas da Igreja e seus valores, como caminho no seguimento a Jesus Cristo: vocação familiar, vocação leiga e avocação religiosa missionária.

A missão da animadora vocacional das MSSpS, é, essencialmente, ser uma presença afetiva e efetiva no processo de acompanhamento vocacional. É fundamental que as jovens se sintam amadas e acolhidas durante o discernimento vocacional. Oferecemos as condições e ferramentas necessárias na busca e descoberta de sua vocação, para que possam responder com liberdade, responsabilidade e alegria do chamado de Deus, seguindo os passos de Jesus Cristo e contribuindo na missão evangelizadora da Igreja.

Nosso fundador, Santo Arnaldo Janssen, dizia: “Quando Deus chama, Ele fala ao coração”.

Madre Josefa, nossa cofundadora, complementa: “Só Deus pode preencher nosso coração”.

E Madre Maria, apresenta nosso múnus: “Nossa missão é abrir os corações ao amor”.

A missão não pode estagnar, pois o protagonista da missão é o próprio Espírito Santo. Como suas servas, somos instrumentos na continuidade da missão de Jesus Cristo no mundo.Portanto, às jovens que desejam fazer a experiência vocacional conosco, devem compreender a grandeza de serem partícipes da missão de Cristo e estarem dispostas a Anunciar o Evangelho a todos os Povos, como nos motivou Santo Arnaldo Janssen: “O anúncio do Evangelho é a maior expressão de amor ao próximo”.

PROVÍNCIAS

No Brasil, as Missionárias Servas do Espírito Santo estão organizadas em duas províncias:

Província Sul

www.mssps.org.br

Sede em Ponta Grossa/PR

Província Norte

www.ssps.org.br

Sede em São Paulo/SP

Sinta - se chamada a fazer parte da nossa Família Missionária

Venha participar conosco de encontros de espiritualidade, acampamento, retiro, acompanhamento e orientação vocacional.

IRMÃS MISSIONÁRIAS SERVAS DO ESPÍRITO SANTO

Região Centro:

Rua Santo Arnaldo Janssen, 320 , Cx Postal 411,

CEP: 84001-970 – Ponta Grossa/PR

Facebook: Adriana Regina

WhatsApp: (42) 99930-6341 (Irmã Adriana Regina)

Região Norte:

Caixa Postal 01 – CEP: 76890-000 – Jarú/RO

Facebook: Cris.Krupek

Celular: (69) 98422-8048 (com Irmã Cristina Krupek)

 

Região Sul: 

Três Passos/RS

Facebook: Matilde Sacardo,SSpS

WhatsApp: (55) 98152-3877 (com Irmã Matilde Sacardo)

A Congregação das Missionárias Servas do Espírito Santo surgiu de um sonho missionário do Padre Arnaldo Janssen, na segunda metade do século XIX. Com a colaboração de várias pessoas, a aspiração desse jovem padre tornou-se um projeto, que se concretizou com a fundação de uma Casa Missionária, em Steyl, na Holanda.


Esse fato chegou ao conhecimento público e atraiu a atenção de algumas jovens mulheres interessadas em associar-se a um projeto missionário de longo alcance. Foi assim que, com a colaboração indispensável de Maria Helena Stollenwerk (Madre Maria) e de Hendrina Stenmanns (Madre Josefa) e outras jovens aspirantes, em 8 de dezembro de 1889, foi fundada a Congregação das Missionárias Servas do Espírito Santo.

Esse espírito missionário espalhou-se rapidamente pelos quatro cantos do planeta. Hoje, as Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo estão presentes em 50 países, em cinco continentes.

ATUAÇÃO NO BRASIL

As primeiras seis missionárias da Congregação chegaram ao Brasil em 20 de agosto de 1902 e estabeleceram-se primeiramente em Juiz de Fora, dando origem à Província Stella Matutina, que com sua expansão, foi desmembrada em 1962, dando lugar a uma nova unidade no Brasil, a Província Spiritus Divinae Sapientiae. 

Durante a primeira metade do século XX, as Missionárias SSpS dedicaram-se sobretudo à educação em colégios próprios e ao cuidado de doentes, em hospitais e Santas Casas.

 

A partir da década de 1960, com o advento do Concílio Vaticano II e das Conferências Episcopais Latino-Americanas de Medellín e Puebla, houve um apelo muito forte no sentido da opção preferencial pelos pobres. Várias Irmãs mudaram seus endereços rumo às periferias das grandes cidades e de lugares mais carentes do interior do País. A partir de então, além das pastorais tradicionais na educação formal e nos hospitais, a missão passou a ser compreendida também e sobretudo como um serviço aos mais carentes e excluídos da sociedade.

Seguir

Envie mensagens ou pedidos de oração

Entre em contato

 

Irmãs Missionárias

Servas do Espirito Santo

(42) 3226-4091

sebprovsul@gmail.com

brs.com@worldssps.org

© 2017 por MSSpS.

Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Wix Facebook page
  • whats
  • email