trinity dance 1.jpg

Novena de Pentecostes

Esta Novena de Pentecostes é uma proposta da Direção Geral para ajudar-nos a estar em comunhão, como Família de Arnaldo Janssen, neste tempo tão especial de preparação à Festa de Pentecostes. A novena foi preparada durante uma visita à comunidade SSpS da Grécia, e foi rezada com a comunidade durante o processo de elaboração. Foram momentos particularmente marcantes, visto que o conteúdo está centrado na Pessoa de Jesus, cuja vida esteve totalmente dedicada àqueles/as que foram marginalizados/as ou excluídos/as do mundo de seu tempo.

Ao implorarmos o dom do Espírito Santo (de Quem somos "Servas"), nos sentimos desafiadas/os a crescer, cada vez mais, em comunhão com nosso mundo destroçado, que luta por reconciliação e paz… na Ucrânia, e também em Myanmar, Etiópia, Afeganistão, Nigéria, Moçambique, Sudão do Sul... e tantos outros lugares.

O conteúdo da novena pretende ajudar-nos, a nível pessoal e comunitário, a aprofundar as Direções do nosso 15º Capítulo Geral. Ao unir-nos à “dança da Trindade”, somos chamadas/os a contemplar Jesus como nosso modelo de fidelidade ao Pai, em total entrega à presença e ação do Espírito, no Seu ministério.

Cada dia da novena se centra em um aspeto particular das Direções Congregacionais e está iluminado por uma passagem da vida e missão de Jesus.

A estrutura para cada dia é a seguinte:

1. Introdução ao tema do dia;

2. Oração inicial para cada dia da novena;

3. Um texto bíblico e uma imagem para contemplar;

4. Sugestão de 10 minutos de oração em silêncio;

5. Um tempo de oração (sobre o texto/imagem) e partilha;

6. Oração de conclusão para cada dia da novena.

Reze conosco seguindo as publicações diárias no site mssps.org.br, ou com sua comunidade baixando a novena completa.